Site Balada CERTA

Drops

Fotografia, Representação do real.


Na internet hoje em dia existem muitos sites sobre baladas, cada um com seu diferencial, vocês, visitantes sabem que o diferencial do Balada Certa é a grande quantidade de fotos nas baladas, então aqui vamos falar um pouco sobre fotografia.

A fotografia assim como o cinema, a televisão e outras é uma das grandes inovações da modernidade, ela surgiu no final do século XIX, mas precisamente em 1826, o francês Joseph Niecéphore Niépce através do principio do processo da Heliogravura conseguiu fazer o que é considerada a primeira fotografia.



Uma duvida que pode aparecer é, mas por que a fotografia é tão importante para a vida do homem?

A partir do momento em que o homem foi capaz de obter imagens, sem ser através da pintura, através sim de uma maquina que capta imagens do real, começou um fenômeno na sociedade humana que chamado dogma das imagens, que seria a fé nas imagens, tudo o que registrado numa foto é real, ou seja é verdadeiro. Os artistas da época passam a ter de expressar suas obras de outras maneiras diferentes do Renascimento, por exemplo, onde ela também representava o real, essas necessidades deram origem aos movimentos vanguardistas do inicio do século XX, cubismo, futurismo, surrealismo...

A fotografia também provocou grandes mudanças no sistema de reconhecimento de criminosos da policia, antes da fotografia, na Idade Media, por exemplo, os hereges ou criminosos para serem identificados como tal tinham o corpo marcado com ferro quente. Essa técnica considerada até desumana parou de ser usada quando se torna possível registrar não apenas o rosto dos criminosos (que poderia ser alterado através de mudança no corte de cabelo, barba, cicatrizes.) mas também registrar em foto partes de seu corpo e as respectivas medidas para formar um arquivo onde através de alguns dados era possível identificar criminosos reincidentes, essa técnica foi desenvolvida por Alphonse Bertillon. Essa é uma pequena explicação de como a fotografia é importante por os homens atuais e para nós do Balada Certa.


Enviada por Diego Cortez - Equipe BaladaCERTA

RSS

Mais Notícias


blog comments powered by Disqus