Site Balada CERTA

Drops

Paula Villas Boas assume a cozinha do Santo Grão


Paula Villas Boas assume a cozinha do Santo Grão

A cozinha do Santo Grão acaba de ganhar um toque de leveza e sofisticação com a chegada de Paula Villas Boas (foto), que assume o posto de chef de um dos cafés mais badalados de São Paulo. "Meu objetivo é oferecer pratos leves e refinados, priorizando a seleção e a qualidade dos ingredientes", diz ela.



Formada em Administração de Empresas pela ESPM, Paula iniciou sua carreira na área de marketing e se dedica a esportes nas horas vagas, praticando triatlo e corridas de aventura. Sempre afeita a desafios e ansiosa para expressar sua criatividade, decidiu mudar de rumo e dedicar-se à gastronomia, sua paixão desde criança. Estagiou e trabalhou no conceituado Ginger Buffet, sob o comando de Andréa Rinzler e da cozinheira e cronista gastronômica Nina Horta. Descobre, então, sua vocação definitiva.



Em busca de aperfeiçoamento e novas referências, Paula passou uma temporada no exterior, em 2001. Escolheu, como ponto de partida, Nova York, onde seguiu o curso profissionalizante do prestigiado ICE (Institute of Culinary Education). Depois de formada, estagiou no restaurante Campagna e participou de trabalhos voluntários para a James Beard Foundation, sob o comando de chefs renomados. Na capital do mundo, Paula adquiriu as ferramentas básicas para seu ofício e a prática de trabalhar em equipe, no ritmo frenético da cidade. Sentia falta, no entanto, da sofisticação e do refinamento da cultura gastronômica européia. De mochila nas costas, empreendeu uma viagem ao Velho Continente.



As passagens marcantes dessa estadia aconteceram em Lausanne, onde ela estagiou no conceituado La Table, restaurante do Hotel Lausanne Palace, agraciado com uma estrela no Michelin, e em Paris, onde complementou seus estudos de pâtisserie no Lenôtre.



Segundo a chef, os estudos e as pesquisas na sua área nunca têm fim. Depois que voltou ao Brasil, intercalou o trabalho de banqueteira, com rápidas temporadas de aperfeiçoamento, como por exemplo, curso de cozinha asiática no CIA (Culinary Institute of América).



Paula Villas Boas foi indicada por conhecidos à Renata e Marco Kerkmeester, casal proprietário do Santo Grão, para assumir a direção da cozinha.



"O clique foi instantâneo", conta Marco. "Eu identifico novos talentos, pensando nas pessoas que são naturais e espontâneas, que se sentem bem com elas mesmas. Elas são líderes naturais e a Paula tem todas essas características", ressalta.



A chef encara o novo desafio com confiança e otimismo. Entre a chefia da cozinha, a criação de novos pratos e a prática de esportes, Paula ainda arruma tempo para atualizar seu blog (www.apoderosachefinha.blogspot.com), em que escreve periodicamente sobre gastronomia.



"Expresso-me através do meu trabalho e pretendo continuar a fazê-lo aqui. Sinto afinidade com a simplicidade, o refinamento e o calor humano do Santo Grão, onde encontrei um terreno favorável à minha procura por excelência e ao meu espírito, sempre aberto ao novo", completa Paula.



Serviço



Santo Grão Café

Rua Oscar Freire, 413

Tel.: (11) 3082-9969



Santo Grão Alameda

Alameda Santos, 1940

Tel.: (11) 3285-5922



Santo Grão Livraria da Vila

Rua Fradique Coutinho, 915

Tel.: (11) 3034-3164

Fonte: Bruna Di Monaco (Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação)

RSS

Mais Notícias


blog comments powered by Disqus