Site Balada CERTA

Drops

Bar Matriz

15 avaliações

Endereço

Rua Pedra Azul, 521 - Aclimação - São Paulo / SP
Tel.: (11) 5574-8022

Informações

  • Horário: de segunda a sexta, das 17h até o ultimo cliente
  • Detalhes:
    • Estacionamento com manobrista
    • Comidas diversas
    • Aceita Cheque

Descrição

No tranqüilo bairro da Aclimação, abre o Bar Matriz, uma casa que pretende valorizar a cultura de bairro que se perde em meio à imensidão paulistana. Localizado nas esquinas das ruas Pedra Azul e Ônix, o bar tem vista privilegiada para o denso verde do Parque da Aclimação, que fica na esquina oposta.
O arquiteto Otávio Sanctis projetou um casarão inspirado nas residências do início do século para abrigar o bar. Linhas antigas e um grande relógio marcam um eixo de referência na região. Às segundas e terças-feiras, a cada badalada do relógio haverá uma rodada gratuita de chope. O Parque da Aclimação exerce sua influência no interior da casa. Prateleiras altas cheias de vasos de orquídeas, bromélias e avencas dão o clima de pracinhas típicas do interior de São Paulo. Como se a Aclimação estivesse justamente fora da capital.

As paredes internas são vermelhas, quentes e aconchegantes, o piso em tons terrosos e as pilastras de tijolo aparente, em contraste com o pé-direito alto. Valorizam ainda mais as choppeiras de gelo do bar, de onde é tirado o melhor chope Brahma. Materiais rústicos permitem que o bar respire, assim como seus freqüentadores, que podem optar por sentar-se na ampla varanda, totalmente ao ar livre (exceto em dias de frio ou chuva, quando são acionados os toldos), que circunda o bar e aproveitar a brisa do fim de tarde.

Os muros baixos dão vista para o verde de todos os lados, das árvores frondosas do Parque à Alameda que já se forma na rua Pedra Azul. Soluções despojadas convidam quem por ali passa para entrar. Luzes de velas, filtros cor de âmbar, prateleiras envelhecidas em um tom de verde água bem antigo. Não parece que o bar acabou de ser construído, mas que sempre esteve ali, testemunhando o dia-a-dia de quem vive ou passa por esse bairro que guarda a calmaria de antigamente.
Por trás da obra estão os sócios, Valdir Vidal, Rubens Britto e Roberto Souza, empresários do ramo de contabilidade. Para comandar o dia-a-dia do bar, os três convidaram o consultor Márcio Shimada, que tem experiência em hotelaria e gastronomia e foi responsável pela abertura de casas como a choperia MadDá e o Bar Mooca, em São Paulo. Foi Márcio, junto à nutricionista Vivian Orsi, quem elaborou o cardápio, com entradas, saladas, sanduíches, porções e pratos quentes.

Entre as opções de saladas, vale ressaltar Lulas quentes (mix de folhas verdes, anéis de lulas apimentadas ao molho de alcaparras). As porções trazem gostosuras inventivas, como Parmegiana aperitivo (cubos de carne empanados ao molho pomodoro coberto com mussarela e parmesão gratinado) e Búfala a milanesa (mussarela de búfala cereja temperadas e empanadas). A cozinha do bar visita o Oriente na porção Cubos de frango grelhado ao molho oriental) e no prato quente Picanha no shiitake (fatias de picanha grelhada ao molho de shiitake; acompanha risoto no próprio molho).
Mas um dos maiores destaques é mesmo a Picanha na brasa (tiras de picanha ao sal grosso grelhadas na brasa e levemente picante; acompanha cesta de pães, vinagrete e farofa), receita de um dos sócios. Para quem deseja uma receita leve, há a Lasanha vegetariana (fatias de berinjela e abobrinha intercaladas com tomate seco, mussarela, molho branco, gratinadas com parmesão; R$17,60). A feijoada servida aos sábados também vale para todos, já que é oferecida em sistema de buffet, com ingredientes separados, e a pessoa pode escolher o que comer. Para adoçar, sobremesas como Papilote de morango (morangos quentes cortados ao meio com mix de licores embalado no papel manteiga, acompanha uma bola de sorvete de creme).

A carta de drinques contêm, além de clássicos como Mojito e Dry Martini , cinco coquetéis exclusivos da casa, como o Esmeralda (run, malibu, kiwi; batido com sorvete de creme); Ponche (bebida hispânica refrescante a base de vinho tinta e frutas em cubos).

Capacidade: 250 lugares
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express
Cartões de débito: Visa e


Deixe seu comentário :)